Sobre o Serviço Educativo do MAC...

Os museus são actualmente espaços de acção pedagógica, desempenhando um papel cada vez mais preponderante junto da comunidade escolar e demais instituições que compõem o tecido social, fomentando a exploração do conhecimento e procurando promover oportunidades de aprendizagem. Colocam ao dispor do público um vasto património, dele retirando máximo proveito por intermédio de actividades que complementam as tradicionais visitas guiadas, gerando assim, novas dinâmicas culturais e sociais.
Neste contexto, através do seu Serviço Educativo o MAC promove para além de visitas guiadas a grupos escolares e particulares que assim o solicitem, uma série de actividades de carácter lúdico-pedagógico, procurando, sempre que possível, privilegiar aspectos relacionados com os currículos escolares. De um modo genérico, é possível afirmar, que o projecto Educativo do Museu de Arte Contemporânea do Funchal tem por objectivo sensibilizar e motivar os diversos públicos para as temáticas da arte, história, arquitectura e cidadania. Procura assim, reforçar a sua acção pela articulação museu/escola, como veiculo para a partilha de conhecimentos e experiências que promovam uma aproximação dinâmica, mas sobretudo criativa à cultura contemporânea.
Neste espaço serão publicados conteúdos de complemento às visitas e às actividades realizadas no museu. Por outro lado, serão também disponibilizadas actividades práticas de carácter lúdico-pedagógico, pequenos desafios à criatividade, através das quais convidamos as escolas e demais público a interagir com o museu.

"Compadres e Comadres" - parceria entre o MAC e a Escola dos 2ºe 3º Ciclo de São Jorge



“Compadres e Comadres” é o título da instalação colectiva de carácter pedagógico, desenvolvida no âmbito da parceria entre o Serviço Educativo do Museu de Arte Contemporânea do Funchal e a Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos de São Jorge - Cardeal D. Teodósio de Gouveia. As máscaras apresentadas são da autoria dos alunos do 8.º ano, turma A, que, orientados pela docente titular da disciplina de Educação Visual, Sofia Lemos, desenvolveram um conjunto de trabalhos, tendo por tema a Festa dos Compadres, tradição popular madeirense, centenária, realizada no concelho de Santana, onde a ironia e o sarcasmo misturam-se com um apurado sentido crítico do social. Do mesmo modo, contribuiu para este projecto uma visita de estudo ao MAC, onde os alunos da turma A exploraram outros pontos de vista sobre os conceitos de tradição e insularidade. Esta aproximação de ideias foi proporcionada pela multiplicidade de propostas estéticas apresentadas na exposição “Horizontes Insulares”.

Esta actividade insere-se no âmbito do projecto MACEscolas e pode ser visitada, até ao dia 21 de Maio.



Registo fotográfico da Visita de Estudo da Escola de São Jorge